O Anticristo

          Quem ele é?  Ele é apenas mais um ser humano?

          A resposta: Não! Não é! 

O anticristo (como o próprio nome sugere) é um ser (rebelde em meio à criação angelical) que mais se levanta e se opõe a Cristo, a Deus!
E é o seu inverso absoluto

E, se o significado para o termo/nome “Satanás” no hebraico quer dizer “adversário”.
O termo “anticristo” diz quase o mesmo, ou seja, é anti, é contra, é o contrário, o oposto a Cristo!

E o anticristo é um ser angelical (que não morre); não existe morte para ele, e, embora nasça neste mundo como sendo homem (em imitação à obra do Filho de Deus), contudo ele não é homem, embora se faça como tal para governar esse mundo.

E o anticristo recebe várias nomenclaturas nos livros bíblicos e proféticos, vejamos algumas: 

Na primeira epístola de João – ele é apresentado como anticristo que virá ao mundo; cujo espírito já vem operando neste mundo desde o dias dos apóstolos! (I Jo. 2:18 – I Jo. 4:3)

Já em Daniel 8 – ele é a ponta mui pequena a se levantar de uma das 4 partes do império grego de Alexandre, o Grande – embora esse levante não se dê nos dias da Grécia. (Dan. 8:8-9)
Em
Daniel 7 ele é a ponta pequena! que se levanta após as 10 pontas, 10 reis que se levantariam do 4º império da visão, Roma.

Em Daniel 9 – o anticristo é o príncipe que há de vir (cujo povo destruiu o santuário e Jerusalém em ano 70 d.C. E esse mesmo príncipe que há de vir é também o assolador (do mesmo verso) que virá sobre Jerusalém assolando-a por completo exatamente na metade da 70ª semana, após há de retirar o sacrifício e a oferta de manjares para estabelecer a abominação desoladora. (Dan. 9:27)

E, para o Apocalipse – o mesmo anticristo (que se opõe a Cristo) é apresentado como “o falso profeta”, que fará grandes sinais e prodígios à vista dos homens, encantando o mundo após si. – Apc. 19:20:

Apocalipse 16.13 – E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.”
Apocalipse 19.20 –E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”
Apocalipse 20.10 – E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” 

E por que o Apocalipse apresenta o anticristo como o falso profeta

Porque esse termo (falso profeta) é uma alusão contrária a um dos atributos de Cristo teve nas profecias.
Pois para a Torá de Moisés, Cristo é “um profeta semelhante a Moisés”.

Vejamos:
“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;” (Deut. 18.15)  “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”  (Deut. 18.15 – Jo. 6:14 – Jo. 7:40 – Jo. 1:26b

Por isso, o Apocalipse, um livro profético que aborda e alude a variados termos utilizados em toda a Sagrada Escritura, vem se utilizando de todas essas representações empregadas em toda a Palavra de Deus
 
E nos apresenta o falso profeta justamente em contraposição ao VERDADEIRO PROFETA que se havia de vir ao mundo (falado, alertado e profetizado por Moisés na Torá): Cristo. 
E se Cristo é o Verdadeiro Profeta que haveria de vir ao mundo, e só Ele o é!
Quem haveria de ser o (verdadeiro) falso profeta que também há de vir ao mundo?!
E isso em contraposição ferrenha?
– Justamente, o anticristo!
 
Esse é justamente o falso profeta aludido no Apocalipse, sendo tal personagem aquele que também é mostrano no Novo Testamento como o anticristo que há de vir!
 

E para termos idéia do quanto esse ser é contrário a Cristo é só olharmos para o exemplo entre a luz e as trevas, de maneira que uma (a Luz) nada tem a ver com a outra (as trevas), e vice-versa.

Por isso, Jesus explana no evangelho, dizendo: “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;”

E esse ser: o anticristo (como também o Diabo) são seres celestiais (e imortais – pois a morte não tem domínio sobre eles), os quais se rebelaram contra o Criador!
E o anticristo é aquele que, nascendo nesse mundo como homem, assumirá o completo controle mundial bem no tempo da apostasia, 
da abominação desoladora e da grande tribulação: tempo de aflição sem igual na face da terra. 

Do qual tempo tanto Daniel quanto Cristo aludem ao período dizendo:
“…e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo…” (Dan. 12:1c)

“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mat. 24:15)   

E são 3 os seres espirituais da maldade que tomarão as rédeas desse mundo para em fim, governá-lo!

o anticristo (o falso profeta de Apocalipse).
o dragão (que é o próprio Diabo e Satanás).
e a besta (besta que sobe do abismo – e portanto, outro ser também espiritual do mal).

Ou seja, são os príncipes das trevas deste século – levando à cabo aquilo que foi desencadeado no Éden, ou seja, é o mal concluindo toda a sua má obra na criação que lhe dera ouvidos!
E, se no princípio houve apenas um sussurro a ela, na quebra em um único mandamento; por fim, agora eles os estarão levando a se investirem em batalha contra o Criador no Armagedom. 

E são esses mesmos três seres espirituais do mal é que hão de ser lançados no lago de fogo e enxofre para serem atormetodos por todo o sempre! 

Pois de Deus não se burla!
Pois são seres imortais, e eles bem o sabem; pois assim Deus os fizera!
Entretanto, não temeram a Deus!

E dizem as Sagradas Escrituras:
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. (Pv. 9:10)

Amém!

( Publicado em 07/08/2024)

Deixe um comentário