As três bestas em Apocalipse

Para se poder visualizar, mensurar e entender com clareza o que é a BESTA ou as BESTAS em Apocalipse 13 (besta que sobe do mar e besta que sobe da terra) e Apocalipse 11 17 (besta que sobe do abismofaremos uma síntese sobre a besta::::: 

E, para complementar o entendimento sobre o que seja a besta, também há outro estudo do tema, favor acessá-lo no link que segue: besta que sobe do mar.

A besta é uma e também se divide em três; e essa caracteristica e identificação vai depender de ONDE ela é vista a emergir, surgir

se do mar 
se da terra, 
e d
o abismo.

Como compreender a besta no Apocalipse?

E, a besta que sobe do mar besta que sobe da terra se nos mostra o momento e quando de sua subida.

Porém a besta que sobe do abismo apenas revela-nos que a mesma sobe do abismo, mas não identifica esse momento nem como ela emerge do abismo. Embora se nos mostre seus feitos, por exemplo:

É a besta que sobe do abismo que matará em Jerusalém (a término dos 1260 dias na tribulação) as 2 testemunhas de Deus (Apocalipse 11). Também creio ser a besta que sobe do abismo um dos líderes a encabeçar junto ao anticristo e o dragão (Diabo) a Batalha do Armagedom; quando é dito que:
“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 
Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Apc. 16:13-14)

Portanto são identificadas 3 bestas::::

A Besta que sobe do Mar

A besta que sobe do mar representa o império agindo, o poder governamental e mundial; o governo; o sistema em si.
Embora esse poder
 governamental possa ser desempenhado por cada cabeça da besta (um império no seu tempo de governo), como por exemplo foi Roma ao agir – que era a 6ª cabeça da besta agindo, ou a Grécia no seu tempo e/ou  anticristo nos dias. 

Todas essas ações são feitos realizados pela besta que sobe do mar através de suas 7 cabeças.

Assim, todos os impérios mundiais, sete ao todo (Egito, Assíria, Babilônia, Medos-Persas, Grécia, Roma, o 7º império mundial como também o anticristo) ao agirem, era a besta que sobe do mar a agir; porquanto ela engloba todos os 7 impérios do mundo; pois fazem parte da mesma – são do mesmo corpo. 

E a besta que sobe do mar (o sitema, o governo mundial e humando) é representada ou se faz presente neste mundo desde o início (é lógico que a partir do pecado do homem, a formação da besta – que sobe do mar -também se iniciava, embora, sem o poder que lhe cabe, pois somente após a multiplicação de povos e de línguas e de nações é que se torna perceptível suas ações.
       

Assim sendo: 
Quando o Apocalipse 13:1-8 relata-nos os feitos da besta que sobe do mar – na verdade nos mostra 
império em si agindo e fazendo acontecer. Um exemplo disso foi o rei Herodes, rei da Judeia em época de Cristo: Herodes foi quem intentara matar o menino Jesus (Rei dos judeus) no seu nascimento, e ordenou que seus soldados matassem em Belém da Judeia e em seus contornos, todos os meninos de 2 anos e para baixo, a ver se matava também o menino Jesus dentre os tais

Essa ação de Herodes é contada, como sendo uma ação do próprio Diabo (o grande dragão vermelho de 7 cabeças e 10 chifres vizualizado no céu em Apocalipse 12) e foi desempenhada por um rei, um homem aqui na terra nos dias de seu governo – governo esse no império romano. Então, aqui por exemplo, houve a ação governamental (a besta que sobe do mar) como também houve a ação de uma de suas cabeças (aquela a representar o 6º império mundial – Roma era esse 6º império mundial – conforme as Escrituras).  E houve a ação de um indivíduo apenas: Herodes. Então isso acontece no Apocalipse nas ações da besta.

E cada cabeça da besta é um império mundial – nos seu respectivo tempo de governo, como foi, por exemplo, Egito (1º império mundial na Bíblia), Assírio (2º império mundial), Babilônia (3º império mundial), Medos e Persas (4º império mundial), Grécia (5º império mundial), Roma (6º império mundial) e o 7º império mundial (um império divivido demonstrado pelos pés da estátua em Daniel 2), e o Governo do anticristo (que é o 8º rei que procede dos 7 reis (dos 7 impérios mundiais) em Apocalipse 17.

Todos esses poderes e governos compõem e formam a besta que sobe do mar – porque ela é o poder imperial global em todos os tempos, desde quando formada no decorrer da história. 

É por isso que o Apocalipse 13 ao relatar a besta que sobe do mar nos seus feitos – esses se mesclam e confundem ao da besta que sobe da terra – porque uma (a besta que sobe da terra) é a definição e continuação dos últimos feitos da outra besta (a que sobe do mar) porque a besta que sobe da terra é o complemento, o ápice e continuação da outra. Ou seja, a besta que sobe da terra (é o anticristo em seu governo) é o resultado; o climax, é o ápice dos feitos do mal – através da besta que sobe do mar – porque ela é a totalidade – por assim dizer – dos governos humanos subjugados por Satanás desde os primórdios da humanidade. A ponto de chegar-se ao cúmulo de Satanás induzir o homem (aos homens) a se investirem em GUERRA contra o seu CRIADOR – que é o último ensejo neste mundo: a batalha do Armagedom que é, nada mais nada menos, do que o Diabo mais a besta e o anticristo liderando os seres humanos numa tentativa de vencer o Criador pela guerra!
Total arrogância e loucura!

É aquilo que parecia quase imperceptível em Gêneses (a desobediência do homem ao seu Criador dando ouvidos ao Diabo e conhecendo o mal) sendo levado a cabo: ou seja, se no início fora apenas um sussurro do Diabo ao homem à desobediência; mas no fim seu real intento era isso: a saber: fazer o homem se investir-se contra Deus! 

Por isso mesmo é que ambas têm suas ações em mescla, por exemplo, a besta que sobe da terra faz com que os homens adorem a primeira besta – a qual recebera uma ferida de morte numa de suas cabeças. E, após sua surpreendente cura – numa chaga mortal – pois fora mortalmente ferida com a espada (a guerra) – isso só pode representar uma GUERRA MUNDIAL SEM PRECEDENTES – guerra nuclear, química e biológica – pois os homens já criaram todas essas armas para se usar – e a besta vai usar, e matará com elas e será também mortalmente ferida – mas há de ser curada – e todos assim passam a adorá-la por mando da segunda besta (besta que sobe da terra).

BESTA que sobe da TERRA

 Também a besta que sobe da terra representa o governo agindo, só que esse do próprio anticristo; a besta que sobe da terra é o oitavo rei (no apocalipse 17, o qual deriva-se dos 7 reis); é o anticristo seu governo mundial

E, por possuir dois chifres como os de um cordeiro (semelhante ao carneiro representante da Média e Pérsia no seu tempo na visão em Daniel 7); isso nos mostra que mesmo nos dias do anticristo se haverá um poder dividido e em guerra, embora o anticristo vença esse oponente – porque será próspero em tudo que fizer até que a ira se complete.

Porque como diz a profecia (nas 70 semanas): “…e até o fim haverá guerras, assolações estão determinadas “.(Dan. 9:26)

Então, a besta que sobe da terra é uma ação tanto do anticristo (o homem) quanto de seu governo e também é uma ação da própria besta que sobe do mar – porque ela representa todo o poder mundial por todos os tempos, desde o primeiro império, o Egito, até o anticristo – que é o último governo nesse mundo de pecado. 

Sabendo que nesse período, embora o anticristo seja o DITADOR TOTAL, mas ainda se há (como nos mostra Apocalipse 13:11) um poder paralelo, porém será derrubado. Porque o anticristo terá total êxito (inclusive com sinais e poder) no seu tempo. Isso se explica pelo fato de se haverem também 2 reis em Daniel 11 e a profecia diz que esses dois reis (o anticristo e seu poder opositor em seus dias) se sentarão em uma mesma mesa e falarão a mentira… ela porém não prosperará porque o fim há de ser no tempo determinado. (Dan. 11:27)

Mas o que precisamos entender é que as ações da besta que sobe da terra, são ações diretamente ligadas ao governo do anticristo (e do próprio anticristo em si) no seu reinado sobre a terra. Dias da grande tribulação vindoura.

A BESTA que sobe do ABISMO

Já a besta que sobe do abismo é repleta de enigmas… e mistérios… 

E creio ser essa uma entidade: um ser espiritual da maldade, (como o anticristo também o é- só que ele nascerá neste mundo como homem – imitando ao Filho de Deus que neste mundo também nasceu); e a besta que sobe do abismo é um espírito maligno, um anjo poderoso, mas decaído similar ao Diabo, cujo habitat seja no abismo – por isso, subira do mesmo e se fará presente na face da terra nos dias do anticristo, embora não seja vista a seu subir.

E acredito que tal ato: o seu subir do abismo – se dará por meio de um milagre e que creio estar relacionado no Apocalipse 13 à imagem da besta (feita pelos homens) que recebe fôlego de vida (através do anticristo) e é visto pelos homens; quando é dito que: “e foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta para que também a imagem da besta falasse; e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da bestaE faz com que todos, grandes e pequenos, ricos e pobres, servos e livres lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas… 

A besta que sobe do abismo é quem se oporá às 2 testemunhas de Deus, em Jerusalém matando-as a término dos 1260 dias de sua profecia na tribulação. (Apc. 11:7)

Também a besta que sobe do abismo é quem encabeçará junto ao anticristo (que é o falso profeta no Apocalipse) e o dragão (o Diabo) a batalha do Armagedom, e reunirão os reis da terra e seus exércitos p/ batalha contra o Cordeiro. (Apc. 19:19)

E ambos (a besta que sobe do abismo e o anticristo) serão lançados vivos no lago de fogo e enxofre após a mesma Batalha – os quais também serão e atormentados dia e noite por todo o sempre – pois são seres imortais (Deus os fizera assim – e eles o sabem), para os quais o fogo eterno fora criado. (Apc. 19:20 – Mat. 25:41) 

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” (Apc. 19:19-20)

“E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Apc. 19:21)

A besta que sobe do abismo e a imagem da besta

Muitos pode se indagar: 
Como pode a besta que sobe do abismo ser um ser espiritual do mal semelhante ao Diabo?

Ora, atentemos no Apocalipse 13 (a besta que sobe da terra) quando diz:
“E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.”  (Apc. 13:13)
A besta que sobe da terra (governo do anticristo e o próprio) fará grandes sinais à vista dos homens de maneira que até fogo faz descer do céu à terra.

E diz mais:
“E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.” (Apc. 13:14) 

Atentemos quando diz:
“e ENGANA os que habitam na terra COM SINAIS QUE LHE FOI PERMITIDO que fizesse em presença da besta, DIZENDO AOS QUE HABITAM NA TERRA QUE fizessem UMA IMAGEM À BESTA que recebera a ferida da espada e vivia…”
Ou seja: é um engano premeditado essa atitude da besta que sobe da terra em ordenar os homens que façam uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia… e os homens a fazem.

E diz mais:
“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.” (Apc. 13:15)

Ou seja: Nesta época da apostasia três seres requererão a adoração e serão adorados pelos homens:
o dragão (Diabo): Apocalipse 13:4
a besta (tanto a imagem da besta que recebe fôlego de vida quanto o seu governo): Apocalipse 13:15b Apc. 13:4b
e o anticristo (o falso profeta em Apocalipse): II Tessalonicenses 2:4 diz- “O qual se assentará como Deus no templo de Deus querendo parecer Deus” – Ora, desde quando o anticristo se assentando como Deus no templo de Deus, não requererá a adoração que é cabíbel só a Deus?

E outro ponto: Desde quando o Diabo ou qualquer outro ser da criação poderia conceder vida (espírito de vida – fôlego de vida) a alguém ou a alguma coisa senão unicamente Deus?!
Só que em Apocalipse 13: o
líder mundial (anticristo) dará espírito, fôlego da vida à imagem da besta. E fará com que essa imagem imagem da besta seja adorada pelos homens! (Apocalipse 13:15)

São Paulo diz aos de Tessalônica que o anticristo virá com todo o poder e sinais e PRODÍGIOS DE MENTIRA, e com todo o engano da injustiça aos que perecem. 
Em suma: são sinais e prodígios de mentira. É um engano arquitetado para iludir, enganar, embora seja real e material. Porém não verdadeiro – pois não pode conceder vida a nada, senão matar. (Jo. 10:10)

Por isso, creio que a imagem da besta seja a besta que sobe do abismo (pois é um ser espiritual do mal); e nas profecias bíblicas, a besta (bestas e/ou animais selvagens ou domésticos – Daniel 7 – Daniel 8 – Apocalipse 12 – Apocalipse 13) sempre tais animais e bestas ou dragão nas profecias indicam-se potestades e principados, sejam terrenos, sejam espirituais da maldade; dependendo de onde essas bestas e/ou dragão se encontrem e emirjam. 

E assim como o dragão de 7 cabeças e 10 chifres (que é se vê no CÉU em Apocalipse 12) seja o Diabo – e é representado por uma besta (o dragão)  vista no céu, nas regiões celestiais.

Também a besta que sobe do abismo (abismo – região inabitável e inacessível ao homem, o “abismo” (lugar mencionado pelos espíritos imundos que habitavam no gadareno nos dias do evangelho e que rogam a Cristo – quando os expulsava – que não os mandasse para o abismo, mas que os permitisse a manada de porcos) creio então ser também essa besta que sobe do abismo também um ser espiritual da maldade, cujo habitat seja o abismo.
Amém!

< Estudo anterior
BESTA QUE SOBE DO MAR

Próximo estudo  >
A GRANDE BABILÔNIA