Controle total e Fim

By Estudos do Fim

Algumas questões sobre o fim:

O engano que está por vir:

 

Irmãos, há alguns pontos a esclarecer: O milênio acontece nessa terra em que hoje vivemos, embora totalmente renovada. (Is. 51:3 - Ez. 36:35) 

Já a Nova Terra, vem somente após o Juízo. (Apc. 21:1)

Também não creio jamais restar alguma carne viva após a batalha do Armagedom. Porquanto o milênio só será habitado pelos santos! (Apc. 20:4-5)

Ou seja: aquele que tiver parte na primeira ressurreição. Jesus é Rei Celestial e jamais reinará c/ a carne (inimiga de Deus) que não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser.

 

Para isso, temos o Senhor dizendo: "O meu reino não é deste mundo". (Jo. 18:36)

Se o reino de Cristo não é deste mundo, como os homens deste mundo entrarão nele??

Acredito que só há um meio: pela fé, nascendo de novo.

 

E também a Bíblia afirma:

"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apc. 13:8)

Ora, só há uma ressalva sobre os adoradores da besta na face da terra em época da besta: os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro (os únicos a entrarem na Nova Jerusalém - Apc. 21:27) - por acaso o Milênio será habitado pelos marcados da besta?? Também Jesus diz que nos dias do anticristo se fará tantos sinais e prodígios que se possível fora enganariam até os escolhidos - quem então poderá escapar-se do engano?? Porventura os que não creem a Verdade podem não crer à mentira?? Ora, os que não creem a verdade já creem a mentira!  E São Paulo diz:

"E por não receberem o amor da verdade para se salvarem, por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, e sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." (II Tes. 2:10-12)

 

Segundo o Senhor, quem não conheceu o Pai e a Ele será seduzido pelo mal de tal maneira a ponto de perseguir e matar qualquer que leve sobre si o Nome de Cristo; "e isso farão (disse Ele), cuidando estar fazendo um 'serviço' a Deus". (Jo. 16:2)

E o Senhor declara: "E isso vos farão porque não conheceram o Pai nem a mim". (Jo. 16:3)

Olha o grau de engano?! (Selá)

 

 

O total controle e poder do anticristo

"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, tempos, e a metade de um tempo." (Dan. 7:25)

"E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra." (Dan. 8:11)

"E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou. (Dan. 8:12)

"Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações." (Dan. 8:23)

"e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. (Dan. 8:24)

"e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Dan. 9:27c)

"E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora." (Dan. 11:31)

"E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito." (Dan. 11:36)

"E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses." (Apc. 13:5)

"E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação." (Apc. 13:7)

"E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens."(Apc. 13:13)

"E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta." (Apc. 13:15)

"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." (Apc. 13:16-17)

 

 

Algumas profecias e suas interpretações

Bom, sobre o tempo do fim e a possibilidade de não restar nenhuma carne após o Armagedom, gostaria de rever alguns versos:

Zacarias 14:16:

"E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos."

 

Vejamos bem como essa profecia pode ser entendida de dois modos completamente distintos:

 

a) Pode estar dizendo: "todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém" - significando haver muitos sobreviventes das nações que batalharam contra Jerusalém que, por ficarem vivos habitarão no Milênio - e irão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos (ora, não nos esqueçamos de que já chegou a muito, o tempo em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade e que isso só se dá através da fé e da conversão - e por tanto nunca mais para sempre pode haver a Deus outro tipo de adoração aceita, porquanto o evangelho de Cristo é eterno).

Lembrando também que se restassem sobreviventes da batalha do Armagedom, restariam também mutilados e feridos.

 

b) Pode estar dizendo: "todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém" - significando haver muitos cristãos provenientes de todas as nações (não estavam na batalha, pois eram cristãos), mas eram de todas as nações que guerrearam contra contra Jerusalém (sendo portanto os que restaram das mesmas), - e esses irão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos. Pois conforme é dito nas profecias tanto em Daniel quanto em Apocalipse que chegará o tempo em que os santos receberão o reino (Dan. 7:27 - Apc. 20:4-5)

 

E sobre Isaías 65:20 que diz:

(conforme Almeida Revista e Corrigida)

"Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias porque o mancebo morrerá de cem anos mas o pecador de cem anos será amaldiçoado."

 

Ora, o verso se mostra totalmente figurativo, vejamos:

Não haverá nela criança de poucos dias. Então não haverá crianças!

E não haverá velho que não cumpra os seus dias mas o mancebo morrerá de cem anos?? (Um desfaz o outro, porque se o mancebo morre aos cem anos então haverá sim, velho que não cumpra os seus dias).

Ora, se não haverá velho que não cumpra os seus dias então todos cumprirão os seus dias, mas como então o mancebo pode morrer aos cem anos???

Dos dois, somente um pode cumprir-se, porquanto se anulam!

Quanto ao pecador de cem anos ser amaldiçoado, aos 50 ou aos 90 anos estará tudo bem?

Ora, esse verso se mostra totalmente figurativo pois qual parte dele se considerará literal??

Então, conforme diz sobre o mesmo milênio, temos:

"Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Is. 11:9)

 

Ora, está bem claro, não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte.

E eu pergunto: Desde quando o pecado não é mal??? ou não seja mal???

Acaso haverá no Reino de Deus algum momento por toda a eternidade em que o pecado não seja excessivamente mal???

Não nos esqueçamos da lei:

"Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno." (Rom. 7:13)

E outra vez:

"O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor." (Is. 65:25)

 

Ora, de novo digo: Acaso o pecado não é mal??

Acaso existiu ele no paraíso??

E através de quem o mal entrou na vida do homem??

E como se tirar da vida do homem o mal senão tirando o pecado??

E se não haverá mal - como pode haver o pecado??

Será que o pecado será considerado o bem ??

Agora, quanto a não haver mais pecado, olhemos para o que dita a profecia, sem figuração alguma:

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos."

 

Comentário:

Ora, como pode após as 70 semanas determinadas pelo Senhor sobre os judeus e Jerusalém, ao fim das quais, se haveria de cessar a transgressão (não havendo), e de dar fim aos pecados (acabados os pecados), e expiada a iniquidade (apagada a iniquidade); - e haverem pecadores em carne que nem eram do Senhor ainda vivendo por mil anos e se multiplicando ????

Deixariam eles de pecar??

A profecia seria mentirosa??

A carne e o sangue se tornariam amigas de Deus ??

As setenta semanas são após o milênio??

 

Afinal, o Reino do Messias não terá o domínio sobre toda a terra???

Não é esse o Reino do Messias??

E não é justamente por ele que são findados os pecados preditos na profecia??

Então, em qual domínio da terra que o pecado ainda terá a sua vez?? Se o reino do Senhor se instalará por completo por toda a terra??

Vejamos o que está escrito:

"Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos." (Sal. 1:5)

 

E se alguém argumentar que hão de ser findados os pecados somente a Israel - eu digo: O Messias veio p/ todos e sobre todos; tanto que a salvação é dada a todos, e quem a rejeitar - sendo ele judeu ou gentio - não mais poderá tê-la; e o Messias dominará sobre tudo e toda a terra.

Como diz:

"Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés." (I Cor. 15:25)

e também conforme diz o Reino do Messias encherá toda a terra:

"Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra." (Dan. 2:35)

 

 

Abrangência e profundidade da profecia:

Quanto ao pecado subsistir no milênio, vejamos o que dita a profecia:

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo." (Dan. 9:24)

 

Ora, acaso não é Deus quem disse que o pecado seria findado? e a transgressão cessada?

E quando serão findados os pecados e cessada a transgressão?

Acaso será somente quando os homens consentirem ou quiserem??

Ou será como e quando a palavra de Deus determina?

 

Certamente será conforme a palavra de Deus determina!

E qual é a sua determinação?

Quanto ao cessar da transgressão e o findar dos pecados?

Quanto ao expiar da iniquidade e a vinda da justiça eterna??

E quanto ao selar da visão e a unção do Santo dos santos?

 

Após cumpridas as 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus, certamente se cumprirão! (Dan. 9:24)

Ora, acaso na vinda de Cristo (Aquele que cumpre todas as coisas), essas promessas todas não serão cumpridas?

Certamente serão!

Podemos crer!

Podemos esperar!

Podemos saber que nesta mesma terra em que vivem os homens pecadores, a qual jamais foi habitada pelos homens em pureza e santidade, em paz e comunhão com o Deus Criador, nela, os homens habitarão e assim viverão no gozo do Senhor, por mil anos.

E o mesmo Satanás será aprisionado nesse tempo.

E os homens não convertidos ao Senhor estarão todos mortos!

Tudo isso, p/ que se cumpram as Escrituras, aquelas das quais Cristo diz:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." (Mat. 5:18)

 

Então, assim está escrito que o pecado há de ser findado, e a transgressão extinta, e isso, não na eternidade, mas ao término da septuagésima semana da profecia (volta de Cristo) e assim se sucederá, porque é palavra de Deus, e os céus e terra passarão, mas a palavra do Senhor cumprirá.

 

 

O fim vem!  Vem o fim de toda a carne!

Salmos 2:9

Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

Salmos 110:5-6

"O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países."

Isaías 11:4b

"e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio."

Isaías 13:6-8

"Clamai, pois, o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes."

Isaías 13:9-10

"Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.

Isaías 13:11

E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos."

Isaías 13:13

"Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira."

Isaías 24:1

"EIS que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores."

Isaías 24:3

De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra."

 Isaías 24:5-6

Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.

Jeremias 4:23-27

"Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira. Porque assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei."

Sofonias 1:2

"Inteiramente consumirei tudo sobre a face da terra, diz o Senhor." - (Mat. 24:2, Mat. 24:14b, Mar. 13:2)

Sofonias 1:3

"Arrebatarei os homens e os animais consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços com os ímpios e exterminarei os homens de cima da terra, disse o Senhor."

Sofonias 1:18

"Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada"

Também - Apc. 6:16-17, Apc. 16:16-21, Apc. 19:15-21

 

Meditação:

Não há como não considerar a literalidade da palavra de Deus dizendo sobre a aniquilação do pecado, o extinguir-se a transgressão e do fim de toda a carne exterminando os animais e todos os homens.

 

 

Voltar

Topo