as 7 trombetas

By Estudos do Fim

Os juízos de Deus

As profecias não podem ser interpretadas de maneira própria; e, tampouco pode considerar-se figurativo aquilo que é literal.

Para isso temos o Velho Testamento como espelho; por exemplo, nas 10 pragas do Egito: água transformada em sangue, trevas sobre a terra do Egito, saraiva queimando a erva verde, a morte dos primogênitos, tudo isso foi literal. Nada disso foi figurativo, e por que as trombetas do Apocalipse com sinais semelhantes há de ser?

Olha o perigo de se considerar figurativo aquilo que o Senhor diz ser literal ?!

Seria o mesmo que os homens no dilúvio pensarem que não viria chuva pois um vapor subia da terra! E os de Sodoma pensarem que não cairia fogo do céu!

Para isso, não só tem as pragas do Egito, como também o dilúvio e Sodoma como advertência.

 

O Apocalipse -  escrito para quem ?

Ora, a palavra de Deus é interligada e completa, e ela se explica; por exemplo, fala-se de trombetas na volta de Cristo e no Apocalipse. Ora, se as trombetas do Apocalipse (palavra de Deus) não são as da volta de Cristo, então ficou faltando na Bíblia essa tão vital e preciosa informação p/ todos os filhos de Deus. Então talvez devo procurá-las no livro de Maomé?! de Allan Kardec? ou de algum "profeta" contemporâneo!? Porque se a Palavra de Deus (única autorizada) a ensinar verdadeiramente sobre o reino de Deus (sendo o mais importante a volta de Cristo) e ela não instrui, ficou em grande falta p/ com todos os que lhe crêem. Por que existe coisa mais importante p/ o cristão do que a volta de Cristo?

Outra coisa, o Apocalipse é um livro que trata de profecias desde o princípio até o juízo, à Nova Jerusalém, até a eternidade; e por exemplo, fala de Satanás, a antiga serpente.

Diz do Cordeiro que foi morto p/ abrir e desatar o livro de sete selos:

"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos".  (Apc. 5:5)

Então se o livro abrange assuntos desde o princípio, desde a crucificação, até a eternidade, como ia omitir a trombeta da volta de Cristo? Sendo ela a mais importante p/ todos os filhos de Deus e quando se dará a ressurreição dos mortos?

Vejamos o que diz o livro:

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."

Olha o Apocalipse mencionando a volta de Cristo!

Mais uma vez:

"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." Apc. 10:7

Também o mesmo livro diz da primeira ressurreição - Apocalipse 20:4-5.

Ora, o livro fala do ontem, do hoje e de eternamente e como não vai citar a trombeta da volta de Cristo?

Repito, se não está escrito na Palavra de Deus, então deve estar nos livros de Allan Kardec, ou no Alcorão, ou no Bagavagita.

Não! Não é assim!

Graças ao bom Deus, está escrito, e bem escrito somente na única palavra autorizada, a palavra de Deus!

Então, a Bíblia é completa e nela se contém a completa sabedoria e o conhecimento capaz de instruir os filhos de Deus sobre o reino de Deus e a vinda de Cristo! e não existe outra.

Creia!

 

Assim sendo, o Apocalipse está escrito para:

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo". (Apc. 1:1)

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apc. 1:3)

"Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." (Apc. 22:7)

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apc. 22:16)

 

 

As Sete Trombetas e as pragas do Egito - flagelos semelhantes

Vejamos como as 7 trombetas do Apocalipse têm características semelhantes às pragas do Egito:

1ª trombeta: Apc. 8:7 - 3ª parte da terra queimada - no Egito a saraiva queimou as plantações - Êxodo 9:22-25/cumprimento literal

2ª trombeta: Apc. 8:8-9 - 3ª parte do mar em sangue - no Egito águas do rio e das casas tornaram-se em sangue - Êxodo 7:19-21/cumprimento literal

3ª trombeta: Apc. 8:10-11 - 3ª parte da água doce envenenada/cumprimento literal

4ª trombeta: Apc. 8:12 - 3ª parte da terra em trevas - igual às trevas do Egito - Êxodo 10:21-27/cumprimento literal

5ª trombeta: Apc. 9:1-12 - Gafanhotos c/ poder de escorpiões atormentarão aos homens q/ não têm o sinal de Deus por 5 meses - no Egito, gafanhotos destruíram plantações/Êxodo 10:4-18/cumprimento literal

6ª trombeta: Apc. 9:13-18 - 3ª parte da humanidade morta c/ fogo, fumo e enxofre - no Egito morte de todos os primogênitos pelo exterminador - Êxodo 12:29-30/cumprimento literal

7ª trombeta: Apc. 11:15-19 - Apc. 10:7 - I Cor. 15:51-52 - Jo. 6:39 - Volta de Cristo p/ buscar todos os seus/cumprimento literal

Obs. Lembremos que na época do dilúvio ainda não havia chovido sobre a terra (um vapor porém subia da terra e a regava) e os homens não deram crédito a Noé.

As coisas que estão escritas sobre o fim são semelhantes e hão de cumprir-se igualmente as que aconteceram em todos os juízos de Deus na humanidade.

Assim como foram literais no dilúvio, em Sodoma e no Egito assim o é em Apocalipse pois é a mesma palavra de Deus! Amém!

Bem-aventurados os que crêem!

 

Quando serão tocadas as 7 trombetas?

As 7 trombetas do Apocalipse soam (a partir da metade da 70ª e última semana determinada sobre Jerusalém e os judeus), imediatamente após a manifestação do anticristo "como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus", em Jerusalém (e tocar-se-ão uma após outra, no decorrer dos 3 anos e meio finais da semana profética).

E também quase imediato à manifestação do anticristo, os servos de Deus serão selados (por anjos) c/ o selo de Deus. (Apc. 7:1-3)

Por isso Jesus disse: "Quando pois virdes que a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel está no lugar santo (templo), quem lê entenda. (Mat. 24:15 - II Tes. 2:4)

Porque haverá grande aflição como nunca houve desde o princípio... (Mat. 24:21)

Então, conforme diz o Senhor, ao manifestar-se o anticristo c/ a abominação desoladora estoura a grande tribulação, e tocam-se as trombetas do Apocalipse:

Sete Trombetas (e não mais).

 

Também para conferir isso basta olharmos Mateus 24: nele, o Senhor diz que o princípio de dores seria marcado por fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares... guerras e rumores de guerras... e nações contra nações e reino contra reino.

Mas não há no princípio de dores, por exemplo, água transformada em sangue; nem a terça parte da terra queimada por saraiva; nem a terça parte do sol (lua e estrelas) enegrecida; nem água doce envenenada na sua terça parte - pois tais coisas só ocorrerão durante a Grande Tribulação que está para vir!

 

1ª trombeta:

Apc. 8:7 - "E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada" - Resumo - a terra queimada na 3ª parte.

2ª trombeta:

Apc. 8:8-9 - "E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus." - Resumo - a 3ª parte do mar é morta e se transforma em sangue.

3ª trombeta:

Apc. 8:10-11 - "E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas." - Resumo - a 3ª parte da água doce da terra envenenada.

4ª trombeta:

Apc. 8:12 - "E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite." - Resumo - Trevas sobre a 3ª da terra.

5ª trombeta:

Apc. 9:1-12 - "E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra."- Resumo - Gafanhotos com poder de escorpiões atormentam os homens que não têm em suas testas o selo de Deus durante 5 meses.

6ª trombeta:

Apc. 9:13-18 - "E tocou o sexto anjo a sua trombeta ... E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre ... e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas." - Resumo - a 3ª parte dos homens (± 2 bilhões) é morta pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre.

Isto é um resumo grotesco do que acontecerá na grande tribulação.

 

Lembrando que os acontecimentos referidos nas primeiras 6 trombetas, tais como: a terra queimada na sua 3ª parte, o mar tornando-se em sangue a 3ª parte, água doce envenenada a 3ª parte; a 3ª parte do ar escurecida; gafanhotos atormentando os que não tem o sinal de Deus; e a 3ª parte dos homens morta, tudo isso acontecerá ao pé da letra na grande tribulação; e os santos passarão por ela e muitos dos santos hão de morrer pelo nome de Jesus.

Por isso diz:

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apc. 2:10c)

"E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem."

 

7ª trombeta:

A Volta Gloriosa, Audível e Visível - a todo o olho, até os mesmos que o traspassaram, e todos as tribos da terra se lamentarão sobre ele, sim, amém! (Apc. 1:7 - Mat. 24:29-31 - Apc. 11:15-19 - Apc. 10:7 - I Cor. 15:51-52)

E, como diz São Paulo, nós, os que ficarmos vivos p/ a vinda do Senhor seremos arrebatados ao soar da última trombeta. Porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados!!! Amém!

 

 

Última trombeta ?

Em I Coríntios 15:51-52 diz:

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."

O arrebatamento se dará conforme escrito: ante a última trombeta, 7ª do Apocalipse - e essa é a primeira ressurreição e acontece de uma só vez para todos os filhos de Deus, por isso mesmo é ante a última trombeta.

Trombeta essa que soará para cumprir-se a ressurreição do último dia, conforme expressa o mesmo Senhor no evangelho: João 6:39-40, João 6:44, 54.

Jesus não volta de uma hora para outra, em momento inoportuno, e aquém do que se está escrito; o Senhor só virá como está estabelecido, embora o mundo não o saiba, porquanto não o conheça.

Somente ante a 7ª trombeta é que o Senhor vem!

E enquanto todos os santos vão de encontro a Cristo nos ares (tragada foi a morte na vitória) para celebrar-se as bodas do Cordeiro - por aproximadamente 45 dias (Dan. 11:11-12), neste ínterim é que serão derramadas sobre a terra as 7 salvas da ira de Deus (Apc. 16), sendo então consumada a ira de Deus sobre a terra - e se as trombetas atingem a terça parte de algo na terra, nas salvas, a destruição será de 100% de tudo na superfície (inclusive os homens). Sof. 1:3 - Sof. 1:18

"E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos". Luc. 17:26-27

"Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar." Luc. 17:28-30

 

 Síntese:

Só pra evidenciar: Ao toque das trombetas há cristãos vivos sobre a face da terra!

Mas durante as 7 salvas da ira de Deus, não haverá! (Apc. 16)

As trombetas soam durante a 2ª metade da 70ª semana - determinada sobre Jerusalém e os judeus; e as 7 salvas só se derramam quando terminada a 70ª semana mediante a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja.

Então, enquanto a igreja é arrebatada ante a última trombeta; antes de cronologicamente serem derramadas as 7 Salvas da Ira de Deus, a mesma igreja já é vista no céu como: "os vitoriosos da besta" junto ao mar de vidro tendo palmas nas mãos e cantando ao Senhor. (Apc. 15:1-2)

Esse ponto é importante pois a maioria dos cristãos não discerne a diferença entre a Grande Tribulação e as salvas da ira de Deus. Então, a grande tribulação ocorre durante a 70ª semana da profecia (Daniel 9), na sua segunda metade.

As 7 salvas só são derramadas após a volta de Cristo p/ findar a 70ª e última semana - quando vem para arrebatar a sua igreja e ressuscitar os que dormem; pois é Cristo quem finda e consuma a 70ª e última semana da profecia, mediante a sua volta! Amém.

 

Na Grande tribulação (diante da qual as 7 trombetas soam toda a destruição se efetua na terra sobre a terça parte) e a igreja ainda estará na terra; mas, nas 7 salvas (quando a destruição é total) não!

Então, todos esses sinais preditos nas trombetas acontecerão; são sinais graves sobre a terra - e são parte do que define-se "Grande Tribulação".

Por isso, podemos ficar seguros de que ainda não se iniciou, pois seu estopim é a manifestação do homem do pecado em Jerusalém, no templo de Deus como se fora Deus (II Tes. 2:4).

E mais uma vez repito, são literais o cumprimento das trombetas, igual, ou melhor, muito piores do que foram as pragas do Egito. E por coincidência (se é que podemos chamar de coincidência) são muitos semelhantes às pragas do Egito.

Podemos até não crer, podemos até não esperá-las, mas está escrito; e se está escrito é porque virá, porque é a mesma Palavra de Deus que o diz!

Na sétima trombeta: A Volta Gloriosa, Audível e Visível - a todo o olho, até os mesmos que o traspassaram, e todos as tribos da terra se lamentarão sobre ele, sim, amém!.

Sobre todos os que ficarem serão derramadas as sete salvas da ira de Deus. Até vir a batalha do Armagedom, dando fim a toda a carne! Amém!

Pois nem pecador nem o pecado (nem mal algum) subsistem ao reino glorioso de Cristo Jesus - o Milênio! Amém!

 

Última atualização 06/07/2016.

 

Voltar

Topo