Um tempo, tempos e metade de um tempo

A quantos dias se equivale esse período profético?

A designação bíblica tempo“, “tempos” na profecia se equivale ao período “ano“, “anos“. (Dan. 11:13b)  
E há até a expressão matemática: um tempo, tempos e metade de um tempo – que traduzindo é: 1 ano + 2 anos + meio ano: ou seja, 3 anos e meio.

E, podemos constatar:
Geralmente, nas profecias bíblicas a designação de período “tempos” é uma demarcação relativa de tempo.

Relativa –  porque ao dizer-se de algo a cumprir-se por um tempo (um ano). Esse “um ano” não significa uma contagem exata de 365 dias de um ano; como se um ano só pudesse ser contabilizado (e representado) caso seu ciclo anual seja exato, ou completo.
Porquanto, se faltarem ou excederem alguns dias ao seu período, certamente que, esse período pode ser contado por um ano.

E é o que vemos ocorrer-se na contagem bíblica e profética:
Quando a Escritura define eventos (profecias) ocorridos (ou a se ocorrerem) durante um tempo (um ano); ou durante tempos (anos) ela não o faz baseando-se unicamente na representação exata de um ciclo anual (como por exemplo 365 dias – considerando nosso calendário).

Porque “um tempo, tempos e metade de um tempo” e também “quarenta e dois meses” representam nas profecias bíblicas tanto o período de 1260 dias (alguns dias a menos que o correto – considerando como base o nosso calendário). 

Como também representa o período de 1290 dias (alguns dias a mais que o correto – no nosso calendário: Gregoriano): ambos períodos (1260 dias e 1290 dias) são contabilizados e contados nas profecias como TRÊS ANOS E MEIO!

E, se olharmos o Calendário Gregoriano (adotado em quase todo o mundo) com o ciclos anuais completos de 365 dias; e anos bissextos a cada 4 anos (contendo 366 dias – um 1 dia extra) para se manter o equilíbrio; então, TRÊS ANOS E MEIO (ou metade de 7 anos) contabilizando também o dia extra (do ano bissexto) no calendário Gregoriano resultariam na soma exata de 1278 dias.

Em suma:
 1278 dias seriam a representação numérica exata para 3 anos e meio – no calendário Gregoriano – nosso calendário!

Porque 7 anos são: 7 X 365 dias que é igual a 2555 dias; e, acrescentando-se 1 dia (extra) devido a ano bissexto (obrigatório num ciclo de 7 anos); então 7 anos somam-se 2556 dias; e sua metade exata 1278 dias.

E o que é mais incrível:
1278 dias
parece ser a base adotada nas Escrituras Sagradas p/ representar 3 anos e meio – conforme podemos constatar na seqüência.

Um tempo, tempos e metade de um tempo
equivalendo-se a 1260 dias:

No Apocalipse 12, o período de fuga da mulher ao deserto onde é sustentada por “um tempo, tempos e metade de um tempose equivale a 1260 dias; esse período de 1260 dias contém 18 dias a menos que 1278 dias; observemos:

“E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” (Apc. 12:6)
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. (Apc. 12:14)

Assim, no contexto de Apocalipse 12, três anos e meio (um tempo, tempos e metade de um tempo) correspondem a 1260 dias. (Apc. 12:14 – Apc. 12:6)
Ou seja: Apocalipse 12:14 é igual a Apocalipse 12:6 e vice-versa!

Um tempo, tempos e metade de um tempo
equivalendo-se a 1290 dias:

Já, em Daniel 7 – a ponta pequena (o anticristo) profere palavras contra o Altíssimo e faz guerra aos santos do Altíssimo por “um tempo, tempos e metade de um tempo” (Dan. 7:25).

Já no Apocalipse 13 – o mesmo anticristo profere grandes coisas e blasfêmias contra Deus, e recebe poder para agir por “quarenta e dois meses“. (Apc. 13:5)
Também no Apocalipse 11 – o mesmo anticristo pisará a cidade santa por “quarenta e dois meses“. (Apc. 11:2)

Todo esse período (quarenta e dois meses e um tempo, tempos e metade de um tempo) de Daniel 7 quanto Apocalipse 11 e 13 se equivalem a 1290 dias – que é o PERÍODO DA ABOMINAÇÃO DESOLADORA. O qual período se refere ao controle total e a tomada de poder mundial pelo Anticristo como também o seu total controle sobre: Jerusalém, sobre o Templo judaico, sobre os santos, sobre o mundo e os homens.

E o livro de Daniel é que nos define com total precisão por quantos dias se dará esse controle total do anticristo com a abominação desoladora – a qual estabelece a grande tribulação – expressando em “dias contados” de 1290 dias:

“E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.” (Dan. 12:11

Ou seja: a abominação desoladora é a tomada de poder mundial pelo anticristo!
Ele é o assolador determinado a vir sobre Jerusalém (e também sobre o mundo todo) exatamente na metade da 70ª semana profética. (Dan. 9:27)
E isso significa pisoteio à cidade santa: Jerusalém. Também significa o total controle e domínio do anticristo sobre o Templo Judaico, sobre os santos, sobre o mundo e sobre os homens.
E esse é o período mais negro da humanidade. Um período que Cristo diz ser de uma aflição tamanha jamais vista até então, e jamais vista também depois.

Em suma:
Nessas respectivas passagens proféticas (Daniel 7Apocalipse 11 e Apocalipse 13) os 3 ANOS E MEIO dessas respectivas passagens proféticas correspondem EXATAMENTE a 1290 dias.

É pela abominação desoladora estabelecida pelo anticristo, que ele obterá poder para agir por 42 meses, ou por um tempo, tempos e metade de um tempo e ambos se equivalem a 1290 dias. (Dan. 12:11)

Porque no período do anticristo ele proferirá palavras e blasfêmias contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo. (Dan. 7:25) Nesse mesmo período também ele pisará a cidade santa por 42 meses.

Nesse mesmo período vem o Apocalipse 13 quando ele fará sinais e prodígios e dará fôlego de vida a imagem da besta e fará com que ninguém possa comprar ou vender senão aquele que tiver o nome, ou o sinal da besta ou o número do seu nome. 

E tais eventos se ocorrerão senão por exatos 1290 dias.  (Dan. 12:11).

Vemos assim que os períodos proféticos expressados em anos (tempos) ou em meses (quarenta e dois meses), ou ainda durante metade de uma semana de anos. Todos eles representam 3 anos e meio! 
E esses 3 anos e meio tanto podem representar 1260 dias quanto 1290 dias.

Então, ficamos sabendo que: toda vez que a Escritura e profecia define um evento a se ocorrer em dias contabilizados, como por exemplo, a ressurreição de Cristo estabelecida a cumprir-se ao 3º dia de sua morte; ou o dilúvio sobre a terra durante 40 dias e 40 noites.

Como também na profecia escatológica da fuga da mulher (igreja) ao deserto por um período de 1260 dias. Ou a grande tribulação sob a abominação desolaldoral do anticristo sobre esse mundo durante 1290 dias.

Todos esses períodos expressos (em dias contabilizados) são absolutos.
Ou seja, são exatos!

Profecias do predomínio do anticristo:

Profecias do predomínio do anticristo estipulado em tempos (anos):
“E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” (Dan. 7:25)

Profecias do predomínio do anticristo estipulado em meses:
“E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses.” (Apc. 13:5)
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. (Apc. 11:2) 

Profecias do predomínio do anticristo (c/ a abominação desoladora) estipulado em dias:
“E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.” (Dan. 12:11) 

Todos os respectivos períodos de predomínio do anticristo se referem a UM MESMO PERÍODO: o tempo da apostasia. E estão expressados de diversas formas: “em tempos”, “em meses” e “em dias” – para a nossa completa absorção,  compreensão e segurança!

E creio que o Senhor assim o faz para reforçar a mesma afirmação de forma diversificada para demonstrar-nos sua precisão, exatidão; e para nos demover de quaisquer dúvidas, não nos deixando confundidos. Amém!

Há também profecias bíblicas, profecias apocalípticas a se cumprirem POR UMA HORA: 
O poder a 10 reis durante uma hora a fim de entregarem sua autoridade e poder a besta para destruição da Grande Babilônia: Apc. 17:12
A própria destruição à Grande Babilônia em Apocalipse também EM UMA HORA: Apc. 18:10 – Apc. 18:16 – Apc. 18:19

Profecias a se cumprirem DEPOIS DE 3 DIAS E MEIO:
A ressurreição das 2 testemunhas de Apocalipse: Apc. 11:11

Profecia a se cumprir DURANTE 5 MESES:
Os gafanhotos com poder de escorpiões (na 5ª trombeta) que atormentam os que não têm o sinal de Deus em suas testas; e naqueles (dos 5 meses) os homens buscarão a morte e desejarão morrer e a morte fugirá deles: Apc. 9:5-6  –  Apc. 9:10

Todos os períodos e profecias com datas estipuladas em dias contados são literais.
Ou seja, são como são expressados, a saber:

Uma hora são 1 hora –  (a destruição da Grande Babilônia – Apc. 18).
Três dias e meio são três dias e meio –  (a ressurreição das 2 testemunhas – Apc. 11:11-12).
Cinco meses são 5 meses   (o tormento dos gafanhotos c/ poder de escorpiões por 5 meses – Apc. 9:5-6).
Mil duzentos e sessenta dias são 1260 dias (três anos e meio – Apc. 11:3 – Apc. 12:6).
E Mil duzentos e noventa dias são 1290 dias (também três anos e meio – Dan. 12:11).

Assim como o dilúvio sobre a terra fora por 40 dias e 40 noites; e a ressurreição de Cristo ao terceiro dia de sua morte! Amém!

( última alteração – 05/12/2022 )

Artigo anterior

ANOS BÍBLICOS E PROFÉTICOS

Próximo artigo  >