Cativeiro babilônico

By Estudos do Fim

 Quanto tempo Israel permanece cativo na Babilônia ?

O texto bíblico diz claramente: Israel é mantido cativo na Babilônia durante 70 anos, mas esses 70 anos só começam a ser contados após Jerusalém ser destruída e os judeus todos expulsos da terra. Só assim é que a terra fica deserta em repouso e espanto (pelos mesmos 70 anos).

 

Jeremias 25.11

"E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos."

 

II Crônicas 36:21

"Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram." 

 

II Crônicas 36:19-22

"Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.

E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia.

E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.

E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.

Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:"

 

A terra só inicia o descanso de 70 anos após Jerusalém ser destruída  e os judeus  deportados à Babilônia. Assim então é que a cidade vira-se num deserto e num espanto, e os 70 anos começam a se contar. Isto mostra que foi somente após Jerusalém ser invadida e destruída como também os muros da cidade pelas tropas de Nabucodonosor com a e conseqüente deportação dos judeus à Babilônia, é que os 70 anos se contabilizam (e não antes), como também o tempo do cativeiro em terra estranha é contado. Conforme profetizara Jeremias:

 

Jeremias 25.11

"E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos."

Jeremias 25.12

"Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.

Jeremias 29.10

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar."

Daniel 9.2

"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

 

Ou seja, as desolações de Jerusalém deveriam se cumprir por 70 anos.

E, não só Jerusalém, mas o Egito e uma ruma de nações também seriam desoladas, conforme Jeremias: 25:11-30

 

 

 

Voltar

Topo


| Anterior | Próxima |